Como Lavar seu Cabelo com Eficiência




Para manter os cabelos saudáveis e bonitos, a limpeza dos fios e do couro cabeludo é essencial. Uma lavagem inadequada tira a vitalidade dos fios, além de ocasionar quebra e ressecamento.

Frequência da Lavagem

Seguem as recomendações de lavagem para cada tipo de cabelo:

Cabelos oleosos: diariamente
Cabelos normais: dias alternados
Cabelos secos: três vezes por semana
Qualquer tipo de cabelo pode ser lavado diariamente sem problemas. Para evitar que os fios ressequem, prefira os produtos para uso diário.

Pré-Xampu

O pré-xampu tem a função de limpar os fios profundamente e deixá-los preparados para que o xampu atue na fibra capilar, depositando nutrientes essenciais para a saúde dos fios.

Ele reforça a ação do xampu convencional, promovendo uma pré-lavagem dos fios. Por este motivo, ele não funciona sozinho e deve ser usado sempre antes do xampu habitual. Existem aqueles que possuem micro-partículas que fazem uma esfoliação no couro cabeludo.

Xampu

O uso de  um xampu adequado garante fios macios, flexíveis e com brilho. A função básica de um xampu é remover a sujeira da haste do cabelo e do couro cabeludo. O pH do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6, e o pH ideal para um xampu de uso diário está entre 5 e 7.

Se o pH for maior que 7, as cutículas se abrirão mais que o normal. É o caso dos xampus antirresíduos, que eliminam em maior profundidade o sebo, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar. No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o pH do xampu deverá ser ácido (pH menor que 7).

Xampu Antirresíduo

Se você costuma usar cremes sem enxágue, o ideal é usar um xampu antirresíduos semanalmente, pois o produto remove o excesso de impurezas do couro cabeludo e abre as escamas do cabelo para limpá-lo profundamente.

Para quem não tem o costume de usar o creme sem enxágue, use o antirresíduos a cada 15 ou 30 dias, especialmente antes de uma sessão de hidratação.

Condicionador

Todos os cabelos — mesmo os oleosos — precisam receber o condicionador depois do xampu, especialmente após o uso de um antirresíduo. O condicionador fecha as escamas do cabelo (abertas pelo xampu) para evitar que o fio perca seus nutrientes e resseque.

Aplique o produto na extensão dos fios, passando longe do couro cabeludo. Deixe agir por três minutos e enxágue bem, de preferência com a água mais fria para ajudar fechar as escamas.


Dicas para Lavar os Cabelos sem Embaraçar



  • Antes do xampu, molhe bem os cabelos usando água morna.
  • Nunca aplique o xampu diretamente no cabelo. Espalhe primeiro nas mãos e então no cabelo, sempre começando pela raiz.
  • Use as pontas dos dedos para distribuir o produto na raiz do cabelo, com suavidade. Não utilize as unhas.
  • No comprimento e pontas, deslize as mãos unidas, espalhando o xampu de cima para baixo, mecha por mecha, sem esfregar. Assim evitará quebras.
  • Para as pontas do cabelo, basta a espuma que vem da raiz. Elas são a parte mais delicada e agredida do cabelo e merecem atenção especial. Nada de embolar o cabelo do alto da cabeça.
  • O xampu deve ser usado três vezes para garantir a remoção dos resíduos e potencializar o efeito do produto. A 1ª lavagem elimina a sujeira e o sebo do couro cabeludo. A 2ª lavagem elimina os resquícios de sujeira que não foram eliminados na 1ª lavagem. Na 3ª lavagem, já com o cabelo limpo, o xampu penetra com mais facilidade nos fios, potencializando o seu efeito.
  • Depois da limpeza, utilize o condicionador para fazer o fechamento das cutículas.
  • Quando terminar de enxaguar o cabelo, utilize uma toalha para tirar o excesso de água dos fios. Assim, o condicionador penetrará melhor nos fios, potencializando ainda mais o seu efeito.

Quantas vezes é necessário  passar o xampu?

Bem, vocês notaram que uma das sugestões acima é para lavar 3 vezes, mas há quem não concorde. Eu particularmente gosto de passar o xampu 3 vezes; gosto de sentir o couro bem limpinho, e noto que o efeito do xampu é mais eficiente dessa forma. Porém, cada um faz da maneira que se sentir melhor, não existe certo ou errado. Aqui no blog eu sempre dou sugestões: as segue quem quer.

Porque é importante manter o couro cabeludo limpo? 


Para o seu bem-estar, lave o seu cabelo com bons produtos e não deixe que seu couro cabeludo fique empastado de cremes ou oleosidade. Mantenha o couro cabeludo limpo para não sufocar os folículos capilares.

Um couro cabeludo limpo ajuda a manter os fios saudáveis porque mantém a biorregulação da oleosidade, desobstrui os poros do couro cabeludo, remove células mortas, previne a queda dos cabelos e fortalece os fios.

E você, como lava o seu cabelo? Costuma passar o xampu quantas vezes?




7 comentários: